top of page
Zilda_secao6.png

Episódio 4

OUÇA

  • Apple_Podcasts_Icon_wht_sm_060623

Zilda Arns

MÉDICA, PEDIATRA E SANITARISTA

Sinopse

No episódio de hoje, Tintim apresenta a história da pediatra que ficou conhecida como a "Madre Teresa brasileira"! Você já ouviu falar dela? Zilda Arns foi uma verdadeira fera! Criada em uma família vinda da Alemanha, Zilda era a caçula de 13 irmãos e nasceu na cidade de Forquilha, em Santa Catarina. Em sua juventude, começou a acompanhar a mãe, Helena, nos trabalhos de parto que fazia pela cidade, e passou a ser conhecida como Parteirinha.  Zilda se tornou médica, pediatra e sanitarista, fundadora da Pastoral da Criança. Ela dedicou sua vida em prol da saúde pública brasileira, facilitando o acesso à saúde para comunidades carentes e melhorando a qualidade de vida de muitas mães e crianças.

E aí, ficou com vontade de saber mais sobre a história dela?

Ouça o episódio para conhecer essa fera! Graaauuuu.

"Devemos nos esforçar para que nossos legisladores elaborem leis e os governos executem políticas públicas que incentivem a qualidade da educação integral das crianças e saúde, como prioridades absolutas."

Detalhes sobre a trajetória

1934-2010

Forquilhinha, Santa Catarina

Zilda Arns foi uma médica, pediatra, sanitarista e missionária brasileira. Foi a fundadora da Pastoral da Criança, programa de ação social que se expandiu por diversos países. Zilda Arns nasceu em Forquilhinha, Santa Catarina. Estudou medicina na Universidade Federal do Paraná. Filha de uma família descendente de alemães se especializou em pediatria e saúde pública. Começou sua vida profissional no Hospital Pediátrico em Curitiba. Em 1983, por sugestão de Dom Paulo Evaristo Arns, seu irmão, Zilda aceitou formular um projeto para disseminar o uso do recém-criado soro caseiro, aproveitando a influência da Igreja Católica entre os pobres e combater a mortalidade infantil. Assim nasceu a Pastoral da Criança. O projeto que teve início em Florestópolis, no Paraná, baixou a taxa de óbitos e logo se espalhou por grande parte do território nacional, além de vinte países na América Latina, África e Ásia. Em 2006, Zilda foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz. Ao longo de 25 anos em que esteve à frente da Pastoral da Criança, Zilda Arns visitou os cantos mais remotos do país e ficou conhecida como a "Madre Teresa brasileira.

Links

"Estou convencida de que a solução da maioria dos problemas sociais está relacionada com a redução urgente das desigualdades sociais, a eliminação da corrupção, a promoção da justiça social, o acesso à saúde e à educação de qualidade, ajuda mútua financeira e técnica entre as nações, para a preservação e restauração do meio ambiente."

bottom of page